O poder do Banho

As vantagens, as delícias e a história da ducha nossa de cada dia

Um bom banho é a base de qualquer tratamento de beleza. Pode parecer simplório, mas a maioria dos especialistas concorda que nenhum tratamento terá sucesso se não for acompanhado por saudáveis e estimulantes banhos diários. Ou seja, a ducha do dia-a-dia ajuda desde a manutenção da higiene e da limpeza até a busca pelo bem-estar, passando pela sua importância nos tratamentos estéticos.

Afinal, a água tem grande importância para a saúde. E alguém discorda que um bom banho sempre cai bem? Ainda mais quando estamos desanimados, estressados ou simplesmente cansados. Nessas horas, a ducha estimula, traz conforto e energia.

Não é à toa que muita gente enche a boca para dizer: “o banho cura tudo”.

Mas qual o segredo para um bom banho? A Forever ajuda você a conhecer tudo sobre este verdadeiro ritual: temperatura da água, tempo de banho, responsabilidade ambiental e até como usar a bucha.

Vamos começar pelo tempo da chuveirada.

Um banho pode ser tranquilamente tomado entre 5 e 15 minutos (veja quadro Um Banho Responsável).

Mais tempo do que isso, além do consumo de água e energia excessivo, vai deixar sua pele com aquela aparência enrugada de quem ficou muito tempo na água.

E o sabonete? Como a sujeira e a poluição se misturam com o suor e a gordura que estão sobre a pele, a água não é suficiente para remover essa “mistura” e levá-la pelo ralo. É preciso formar uma emulsão com tensoativo “detergente” do sabonete junto com a gordura da pele, para que a camada suja seja removida e a pele possa voltar a respirar novamente. E é justamente na formação dessa emulsão que está todo o segredo da sensação de seu banho.

Géis para banhos, por exemplo, como o Aloe Bath Gelée, são ideais para banho de chuveiro ou banheira e proporcionam uma sensação confortável e estimulante, deixando sua pele macia e agradavelmente leve.

Mas como usá-los? Com uma boa bucha vegetal. A bucha vegetal é feita a partir das fibras naturais extraídas do fruto do arbusto Lufta Aegyptiaca e pode dar uma ajuda no estimulo à circulação e na renovação celular. Sem contar, é claro, sua importância para uma boa limpeza da pele.

O ritual de usar bem sua bucha, para que o resultado de seu banho seja o melhor possível, não é dos mais complicados. Na primeira vez que for usar, coloque a bucha em um recipiente com água quente – como se fosse fazer um chá infuso – para amolecer as fibras. Para limpá-la de tempos em tempos, pode-se colocar de molho por 30 minutos em solução de água clorada. Ficará com aspecto de nova outra vez e livre de possíveis bactérias.

Aliás, a bucha vegetal também ajuda o meio ambiente. Afinal, por ser de fibra natural, é biodegradável e substitui as esponjas sintéticas, normalmente feitas à base de petróleo.


Um banho de história

A história do banho já tem mais de 5 mil anos. Ele já foi artigo de luxo, ato profano ou dever sagrado, e até diferentes cidades da Europa têm seu nome ligado ao banho, como a histórica Bath, na Inglaterra, Aix-le-Bains, na França, e Baden Baden, na Alemanha.

Mas tudo começou no Egito antigo, por volta de 3000 a.C., quando os banhos eram considerados rituais sagrados que purificavam a alma. Mais de mil anos depois, na Grécia, os banquetes luxuosos sempre incluíam sessões de banho. O costume se proliferou pelos impérios da Babilônia e de Roma, este marcado pela construção de enormes balneários públicos.

Na Idade Média, sem água corrente e com os balneários públicos banidos como luxúria, o costume do banho foi se perdendo e, com ele, a falta de higiene proliferando e expondo a população a inúmeras doenças. Nessa época, tomava-se até apenas um banho por ano e um único barril de água servia para todos da casa.

Por aqui, em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, se surpreenderam com a quantidade de banhos diários que os índios tomavam nos rios e, aos poucos, foram absorvendo o hábito.

Já na Europa, no século XVIII, com o Iluminismo, se espalhou a ideia de que o banho era um ato saudável e indispensável, e o costume foi felizmente evoluindo novamente até os dias de hoje.


Um banho responsável

Todos gostam de relaxar no chuveiro. Mas isso também tem seu preço. Para o seu bolso – nas contas de energia e gás – e para o planeta – pelo consumo de água. Afinal, de acordo com o Instituto Internacional da Água, 1,4 bilhão de pessoas vivem em regiões com escassez real de água. Por isso, as boas práticas dizem que 5 minutos é o tempo indicado para um banho completo e, ao mesmo tempo, ambientalmente responsável. Veja alguns dados e dicas do Instituto Akatu.

Reduzindo a ducha diária de 12 para 6 minutos em chuveiro elétrico, economiza-se energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas. Se 1 milhão de famílias fizessem o mesmo, a economia equivaleria à potência prevista da Usina Nuclear Angra III (ainda em construção).

Para gastar menos energia, deixe o chuveiro elétrico na posição “inverno” somente quando estiver frio. E como o chuveiro consome muita energia, procure não tomar banho entre 18 e 21 horas, pois esse é o horário de maior consumo.

Se você mora em apartamento, pode economizar cerca de 30 mil litros de água por ano simplesmente fechando a ducha para se ensaboar ou lavar os cabelos.

Se 60 famílias de um condomínio fizerem a mesma coisa, em um ano serão poupados 7 milhões de litros de água, o suficiente para encher quase três piscinas olímpicas.

Se 5 mil famílias adotarem o mesmo hábito, a água economizada em um ano será equivalente à quantidade que cai nas Cataratas do Iguaçu durante 5 minutos.


Mandamentos para um bom banho:

1 · Umedeça a bucha vegetal para amolecer as fibras;

2 · Aplique o Aloe Bath Gelée até que a bucha produza espuma suficiente;

3 · Para um banho mais estimulante, comece pelos pés, com movimentos para cima;

4 · Massageie o corpo com movimentos firmes;

5 · Inicialmente, faça movimentos verticais, depois horizontais e, finalmente, friccione a bucha vegetal om movimentos circulares;

6 · Busque sempre massagear o corpo em direção ao coração;

7 · Use sempre o lado mais suave da bucha para limpeza e massagem de áreas mais sensíveis do corpo e não use a bucha para limpeza do rosto;

8 · Enxágue suavemente;

9 · Seque a pele com o uso de uma toalha macia.


Galeria de Produto:

Bath Gelée

1_ Aloe Bath Gelée é o ingrediente perfeito para um banho revigorante e refrescante.Tem pH 5.5e contém, além do gel de Aloe vera estabilizado, extrato de era, espiréia, clematis, fucus e cavalinha.Penetra na pele e ameniza o ressecamento, deixando uma agradável sensação de limpeza e frescor.




Gel de Banho Relaxante
2_ Este excepcional Gel de Banho Relaxante à base de Aloe vera, óleos essenciais (lavan da, cedro e bergamota) e extrato de frutas oferece um cuidado para a sua pele durante o banho, limpando sua vemente e a deixando com uma sensação de frescor por todo dia.



AVOCADO FACE & BODY SOAP

Sabonete feito com 100% de manteiga de aba cate, Avocado Face & Body Soap é perfeito para a sua pele, hidratando ao mesmo tempo em que limpa, com propriedades revitalizantes desta maravilhosa fruta. O abacate oferece conforto para praticamente todos os tipos de pele. Em pele oleosas, limpa gentilmente e deixa os poros totalmente livres de impurezas. Em peles secas, suaviza instantaneamente, nutre e hidrata. Conteúdo: 142g

Assista o Vídeo Avocado Face Body

Nenhum comentário:

Postar um comentário