UMA MARÉ DE SAÚDE

As sardinhas, apesar de viverem em águas de temperatura mais amena, são fonte de Ômega 3, por serem migratórias e se movimentarem muito, armazenando gordura como reserva energética

Para disseminar os benefícios do ômega 3, Presente Principalmente nos Peixes, 3 de março será o dia internacional do ômega 3. Veja as suas Vantagens e onde encontrá-lo!
Um bom peixe grelhado agrada a qualquer um. mas você sabia que ele também faz muito bem ao organismo? isso mesmo! o consumo de peixes oleosos de água fria (notadamente atum, truta, cavala e salmão), assim como o de óleos vegetais (linhaça e canola, por exemplo), ajuda a nos proteger contra doenças cardíacas e derrames. isso porque estes alimentos são ricos em ômega 3, ácidos graxos essenciais para o organismo de seres humanos de todas as idades.

Para disseminar o consumo de Ômega 3, no próximo dia 3 de março será comemorado, em todo o mundo, o primeiro Dia do Ômega 3 (Omega 3 Awareness Day). A Revista Forever entra nessa “revolução” explicando as vantagens e onde encontrar esse elemento que já tem mais de 12.500 artigos científicos provando os seus benefícios para o corpo e a mente.

Como o Ômega 3 não é produzido naturalmente pelo nosso corpo, precisamos de alimentos adequados para suprir essa demanda. Entre outras coisas, eles são fundamentais para a manutenção de fosfolipídios para o transporte e eliminação do colesterol.

E, como todos sabem, altos níveis de colesterol no sangue podem levar a um acúmulo de placas gordurosas nas paredes internas das artérias coronarianas, estreitando-as e restringindo a passagem de sangue, oxigênio e nutrientes para o coração.

O resultado? Doenças cardíacas como arteriosclerose, angina e infarto do miocárdio. Os ácidos graxos Ômega 3 diminuem os níveis de colesterol total e triglicérides, aumentando os níveis de HDL (bom colesterol).

Além disso, esses ácidos graxos também funcionam como antiagregante plaquetário, ajudando o organismo a regular a fluidez do sangue.


Pesquisas para todos os lados
A Associação Americana de Cardiologia realizou estudos mostrando que os ácidos graxos do Ômega 3 permanecem nas membranas das células cardíacas e ajudam a prevenir ataques cardíacos súbitos ou arritmias fatais. Os cientistas americanos acreditam, inclusive, que os óleos de peixe ajudam a prevenir até mesmo as batidas cardíacas irregulares (arritmias), por bloquearem correntes excessivas de sódio e cálcio, que provocariam descargas elétricas exageradas no coração.

Estudo do Instituto Mario Negri, nas proximidades de Milão, na Itália, vai mais pelo mesmo caminho. Durante quase quatro anos, os especialistas italianos estudaram mais de 11 mil pacientes que sofreram infarto até três meses antes do acompanhamento. O grupo que consumia Ômega 3 teve reduzido em 30% o número de óbitos por doenças cardiovasculares na comparação aos que não consumiram o ácido graxo.


Já são mais de 12.500 artigos científicos comprovando os benefícios do consumo de alimentos ricos em ômeGa 3 para nosso corpo e nossa mente.
No Brasil essas informações sobre os benefícios do Ômega 3 para os cuidados com o coração são ainda mais importantes depois dos dados divulgados recentemente – ainda em janeiro de 2010 – pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Segundo a SBH, aproximadamente 30 milhões de brasileiros são hipertensos.

Ou seja, quase e 20% da população de cerca de 180 milhões de pessoas do País (dados de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) sofrem desse mal. Para piorar o quadro, o levantamento da entidade revela que só uma em cada dez pessoas realiza tratamento contra a hipertensão. Mais um motivo para divulgarmos o Dia do Ômega 3.


Nossa mente também agradece
Mas não é só o nosso coração que se beneficia dos atributos do Ômega 3. Como o que comemos também influencia no bom funcionamento de nosso cérebro, Ômega 3 também é um componente fundamental para a saúde da membrana externa das células cerebrais, por onde fluem todos os nossos sinais nervosos.

Na prática, podemos dizer que o Ômega 3 cria um ambiente ideal para “uma boa conversa” entre as células do nosso corpo.

Sem ele, o cérebro fica um pouco mais “preguiçoso” e, com o tempo, surgem os problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado. Ou seja, o consumo regular de Ômega 3 gera boa memória, mais capacidade de concentração, motivação, habilidades motoras, velocidade de reação e até pode inibir o estresse e evitar a depressão.


Onde encontrar
Entre os peixes, o salmão vermelho, espécie que habita o oceano Atlântico e que se alimenta quase somente de plâncton (conjunto de organismos que têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água), é considerado um dos peixes mais ricos em Ômega 3. A cavala também tem alta concentração, podendo conter até cinco gramas de Ômega 3 para cada 100 gramas de peixe. Sardinha, atum e arenque também têm uma boa quantidade. Camarão, lagosta e bacalhau também contêm Ômega 3.

Curiosidades do ômega 3
Ômega 3 tem esse nome por ser formado por compostos naturais derivados de 3 ácidos graxos: Alfa Linolênico, Eicosapentaenoico e Docosaexaenoico.

• Você sabia que há uma incidência curiosamente baixa de doenças cardiovasculares entre os esquimós da Groenlândia, apesar de sua alimentação conter alto teor de gordura? O motivo seria sua dieta de peixes ricos em ácidos graxos Ômega 3.

Por meio da alimentação ou da suplementação que se obtém ômega 3.
Mas quanto comer para ter um equilíbrio interessante? vantaGens do ômeGa 3 Recomenda-se a ingestão de pelo menos uma ou duas porções de peixe por semana. Mas atente para o fato de que os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo acaba por anular o Ômega 3.
Mas se peixe não for sua preferência, não se preocupe. Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de Ômega 3, que também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros (rúcula e espinafre), nas nozes e nas amêndoas, em óleos vegetais (azeite, óleo de soja e canola) e na quinúa.
No caso da linhaça, um dos nutrientes mais antigos conhecidos como benéficos para a saúde, basta jogar na boca e salivar. Se quiser, um copo d’água pode ajudá-lo a engolir. Duas colheres de sopa ao dia seriam também uma dose ideal. Mas é muito bom ressaltar que o excesso de Ômega 3 retarda a coagulação sanguínea, e o necessário de consumo são 10% do valor calórico total do dia
.

A importância dos suplementos
Outra boa sugestão, caso você não tenha como incluir os alimentos acima em sua dieta, é complementar sua alimentação com suplementos de Ômega 3, como o Forever Artic-Sea. Os ácidos graxos essenciais (AGE) encontrados no produto são ácidos graxos poli-insaturados, que não podem ser sintetizados pelo organismo.

A fonte de obtenção destes ácidos graxos é por meio da alimentação ou da suplementação. Eles possibilitam um redirecionamento do metabolismo, ajudando a reduzir inflamação, por aumentar a densidade de prostaglandinas (PG3). Ajudam também a formar substâncias que atuam como mediadores de várias funções, como controle de pressão arterial, metabolismo lipídico e estímulo do sistema imunológico.

Os AGE podem auxiliar em vários processos dermatológicos inflamatórios e pruriginosos e, em combinação com tratamento clínico, podem diminuir significativamente o uso de corticosteroides. O Artic-Sea é rico em vitamina E, que tem sua ação antioxidante potencializada pelos ácidos graxos presentes na formulação (EPA e DHA), atuando como excelente antioxidante natural.

Depois dessa aula, só nos resta desejar um bom Dia do Ômega 3 para você! Ah, mas não se esqueça também de procurar seu médico para montar um dieta equilibrada e balanceada de acordo com as suas necessidades.


Vantagens do ômega 3

O Ômega 3 é reconhecido como sendo um nutriente cardioprotetor. Seus efeitos
são inúmeros e não se limitam ao coração.
Abaixo listamos alguns deles:
• diminui o triglicérides no sangue;
• previne o batimento
cardíaco irregular (antiarritmia);
• diminui a pressão sanguínea;

• ajuda no combate à desordem bipolar;
• ajuda a inibir a depressão;
• aumenta a fluidez do sangue;

• diminui o nível de colesterol (LDL) no sangue;
• melhora o ritmo cardíaco;
• melhora o sistema imunológico;

• ajuda no controle de DDA
(Distúrbio de Déficit de Atenção);
• combate o estresse;

• ajuda na capacidade de concentração;

• melhora a memória;
• ajuda n
o desenvolvimento neural e da retina antes do nascimento;
• melhora o humor;
• reduz a possibilidade de acidente vascular
cerebral (derrame);
• reduz a possibilidade de artrite;
• diminui o risco de morte súbita;

• auxilia a evitar síndromes inflamatórias intestinais, como a doença de Chrohn ( Intestino Grosso);
• evita o declínio mental.
Fonte: www.omega3day.com
Galeria de Produtos
Arctic-Sea (Super Omega 3)

conteúdo: 60 cápsulas

Suplemento nutricional à base de vitamina E, óleo de peixe e azeite de oliva. Contém os ácidos graxos do tipo Ômega 3 – EPA e DHA – obtidos de peixes de água fria, e do tipo Ômega 9, vindos do ácido oleico. Fundamental para uma dieta saudável por ser rico em ácidos graxos poli-insaturados, não fabricados pelo nosso organismo. “Consumir este produto de acordo com a recomendação de ingestão diária constante da embalagem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário